domingo, 31 de julho de 2011

Aes Dana

Olá, metal (e un-metal) brethren!

Venho aqui nesta monótona tarde de domingo apresentar-lhes uma ótima banda francesa (ok, eu sei que eu disse que Svart Crown era a única decente, mas eu me enganei, até deuses do metal se enganam). Rufem os tambores para... Aes Dana!

Vindo da belíssima cidade de Paris, esta banda de Folk Metal traz um pouco da cultura celta para o mundo. Isso mesmo. Ao contrário da maior parte das bandas de folk metal, que falam da mitologia nórdica, Aes Dana dedica sua ótima música à mitologia Celta.

O nome Aes Dana vem do Irlandês Antigo, e significa algo como "As Pessoas do Dom". Na antiga sociedade Irlandesa, Aes Dana seriam as pessoas com talento (herdado ou adquirido) para a lei, a medicina, arquitetura, história, alvenaria, carpintaria, música e metalurgia - mas principalmente para a habilidade poética.

Quem ouve folk metal pela primeira vez se surpreende com a enorme quantidade de instrumentos introduzidos (principalmente em bandas como Eluveitie), mas Aes Dana é mais sutil, possuindo apenas um par de flautas, e talvez gaita-de-foles, não tenho certeza. Quando você se acostuma com o som inusitado, Folk metal se torna um banquete para os ouvidos. Não acreditam em mim? Vejam esse vídeo. Sintam-se sofisticados.


Com dois álbuns de estúdio, La Chasse Sauvage [2001] e Formors [2005] Aes Dana é uma opção maraviwonderful para quem quer aprender a falar francês, ou apenas para alguém que gosta de metal. Eu sei que todo mundo aqui gosta de metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário